O que um quiroprático e especialista em biomecânica tem a dizer sobre Jiu Jitsu

quarta-feira, 22 de julho de 2015

by BJJForum
Rickson
Aqui está um excelente artigo que descreve a saúde e os benefícios funcionais do Jiu Jitsu. Foi escrito por Jason Shield, doutor em quiropraxia, expert em biomecânica, movimento e saúde de Voss, Noruega. Jason é também um faixa azul em Jiu Jitsu, que foi medalhista de bronze no Europeu de 2014 da IBJJF. Este é um artigo que pode lhe ajudar a compreender melhor e explicar aos outros os benefícios na saúde ao praticar Jiu Jitsu.
***
“Eu, como várias pessoas, já treinei vários esportes. Como um doutor em quiropraxia, expert em biomecânica, saúde e movimento, eu adquiri um interesse especial no que mais beneficia o corpo, e o que o prejudica mais rápido. Jiu Jitsu tem sido o meu estudo mais interessante até agora.
Aqui estão algumas coisas que eu realmente gostei.
Em primeiro lugar, Jiu Jitsu é um estilo de vida. Eu nunca fiz parte de um esporte que não só tem uma comunidade tão próxima, independente de qualquer lugar do mundo que você esteja, mas também tem um estilo de vida oficial. Curiosamente, é similar ao estilo de vida quiroprático. Todo mundo concorda que se você come direito, se move direito e pensa direito, vai se sentir bem e ter uma boa saúde na maior parte do tempo. O interessante no Jiu Jitsu é que tudo isso acontece espontaneamente à medida que seus treinos avançam.
Você vai começar a fazer escolhas de vida inteligentes para conseguir ficar mais tempo no tatame, conseguir executar aquela técnica nova que você aprendeu, e se divertir mais ao fazer isso.
Depois de alguns meses indo treinar regularmente, você vai começar a se alimentar melhor. Eu nunca vi nenhum outro esporte no qual os praticantes tivessem tantas fotos de “antes” e “depois”, mostrando quanto peso perderam depois de começar a praticar Jiu Jitsu. Por experiência própria perdi 10kg em gordura e melhorei muito a qualidade muscular em 2 anos de treino.
Então você começa a fazer outros exercícios como levantar pesos, correr, Yoga, treinamentos funcionais, para aumentar sua média de finalizações ou só para se sentir melhor, enquanto treina. Mesmo que você sempre tenha odiado esses tipos de exercícios, você começa a estar disposto a fazê-los só pelo Jiu Jitsu.
Enquanto sua viagem no Jiu Jitsu progride, você começa a se tornar mais consciente sobre como seu corpo funciona. Você começa a ver que possui certos atributos que são ótimos, e outros que estão faltando. Isso é normal.
Curiosamente, quando você começa a trabalhar mais a funcionalidade do seu corpo, o seu Jiu Jitsu não só fica mais divertido e solto, mas você também se torna mais saudável. Muitas vezes são essas fraquezas funcionais que temos que indicam o que está em falta no nosso corpo. Essa falta/desequilíbrio é o que eventualmente se transforma em mal estar ou incômodos físicos, que vem a acarretar a queda de desempenho. Movimentos funcionais, alimentação funcional se transformam em uma saúde funcional. O Jiu Jitsu lhe dá a oportunidade de explorar e experimentar isso diretamente.
Outra ótima coisa que acontece com seu corpo é que o Jiu Jitsu molda músculos, mas não do tipo Schwarzenegger. Eu tive que  tratar inúmeras vezes de levantadores de peso porque eles distendiam um músculo ao fazer algo leve e fácil. Isso vem do desequilíbrio. Eles trabalham os músculos grandes que podem ver no espelho, mas os pequenos músculos estabilizadores não recebem nenhuma atenção. Na verdade, existem milhares de estabilizadores (músculos de sustentação), e você simplesmente não tem tempo suficiente para moldá-los na academia de musculação. A única forma que você tem de exercitar esses músculos é se mover, mover, mover. Você precisa ter um movimento regular pra todas as direções com resistência pra fazer esse trabalho. Ativação de vários desses grupos musculares em todas as direções e ângulos. Imagine como seria executar isso tudo em uma academia de musculação! Um rola de Jiu Jitsu é vivo, criativo e em constante mudança. Cada parceiro de treino que você tem torna-se uma maquina do caos diferente, que faz você encontrar o equilíbrio no meio do rola. De repente você pode se encontrar de cabeça pra baixo equilibrado sobre um ombro, enquanto trabalha todos os seus membros em diferentes direções para ganhar uma posição. Nada se iguala a isso.
O último mas não menos importante dos benefícios é a perda do medo de se sentir desconfortável. De repente você começa a não se importar em ficar desconfortável no tatame e isso se traduz para a sua vida também. Quando você se torna corajoso o suficiente pra dar um passo a diante no trabalho ou em relacionamentos, á mágica acontece. Dar um passo para o desconhecido pode ser desconfortável, mas depois de praticar Jiu Jitsu por um tempo, isso só não vai assustar mais. Essa falta de angústia e estresse no campo de constantes mudanças que é a vida é uma característica fundamental para se manter saudável.
Quando você olha pra trás na sua evolução no Jiu Jitsu, você vê uma evolução espontânea nas suas escolhas de vida também. Um corpo e mente fortes fazem toda a diferença.
Então, mãos à obra! Quando você começa no Jiu Jitsu, vai se deparar com você comendo melhor, se movendo melhor e geralmente se sentindo melhor. E não vai ser pego com uma dor nas costas, quando se abaixar pra pegar o jornal!”
Bons treinos! E tudo de melhor pra você”
Dr. Jason Shields
Publicado originalmente em BJJ Scandinavia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados