O preço de ser gordo

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Psicólogo fala sobre o círculo vicioso que uma pessoa acima do peso tende a entrar

Por: *Marco Antonio de Tommaso

Quando a pessoa engorda, habitualmente sua vida sofre uma série de modificações. Entre elas, uma alteração no comportamento social. Passa a evitar determinadas situações, relacionamentos, não vai a festas, evita exercícios físicos ou situações em que a exposição do corpo seja necessária como praia, piscina etc. Enfim, tende ao isolamento que restringe toda uma série de prazeres e gratificações.
 
Cresce a importância da comida como “compensação” e, talvez, a única fonte de prazer… Aumenta a ansiedade e comer parece o “remédio”. Aí, a pessoa engorda mais, isola-se mais e está montado o círculo vicioso…
 
Apelidos e “brincadeiras”, disfarçam o preconceito contra o gordo. Aí ele veste a “capa” de “gordo feliz”. Na realidade, essa estratégia de sobrevivência piora ainda mais a já precária autoestima, o sentido de ineficácia e a autoimagem – já tão debilitada. O grau de ansiedade “dispara” e podem sobrevir outras emoções que o levam a comer mais…
 
O indivíduo tenta outra dieta e o resultado é o mesmo: fracasso. Mais uma vez ele se depara contra o terrível inimigo chamado “compulsão alimentar”, que parece destruí-lo… Outra vez, sente-se “fracassado”.
 
Habitualmente, nos programas de perda de peso, é negligenciada a parte psicológica que está intimamente ligada ao comportamento alimentar. Se não forem trabalhadas as causas recentes ou remotas das emoções que o levam ao comer compulsivo, a ansiedade que o leva ao prato de comida mais próximo, infelizmente, o ciclo se repetirá… Sabe-se lá até quando e a que preço…
 
 
 
 
*Marco Antonio de Tommaso é psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo, tendo atuado no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento. Credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade, foi consultor da Unilever e hoje é articulista da revista Boa Forma, além de psicólogo das agências Joy e L’Equipe de modelos.


Fonte - www.suacorrida.com.br
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados