A importância da resiliência na vida e no Jiu Jitsu

segunda-feira, 8 de junho de 2015

By BJJ Forum


Bernardo Faria chora após mais uma derrota para
Bernardo Faria chora após mais uma derrota para Rodolfo Vieira
Você já deve ter sido atacado ou criticado em público; já deve ter estado em situações de stress ou sendo pressionado no ambiente profissional, onde se viu sob pressão; já deve ter se sentido injustiçado diante de um pedido não atendido, como uma folga ou aumento. Lembra como foi sua reação? Sim, estamos falando da sua resiliência!
No ambiente profissional, a resiliência é a capacidade de suportar os problemas, pressões e às frustrações sem perder ânimo ou motivação energia, sem se deixar abater.. Ela é em grande parte resultado da educação e da formação que recebemos no decorrer de nossas vidas, mas também muito ligada ao nosso instinto de sobrevivência, ao nosso instinto de lutador. E o que resiliência tem a ver com lutas?
Usando o exemplo do Jiu Jitsu, quando iniciamos nossa vida nas Artes Marciais, somos aqueles em que todos os outros, ou quase todos, consideram o menos técnico, o “saco de pancadas”, pois a falta de conhecimento nos torna presas fáceis para os mais experientes. Nos momentos em que somos “amassados”, raspados e finalizados e mesmo assim continuamos a lutar, a buscar a vitória, estamos sendo resilientes!
No ambiente de trabalhão não é diferente, e devemos usar a resiliência á nosso favor, usando-a á superar os obstáculos, as pressões e cobranças do dia-a-dia. Este tipo de profissional é bastante valorizado, independente de sua área de atuação, pois num cenário cada vez mais competitivo, não perder a motivação é qualidade ímpar.
Entre as gerações mais novas, a falta de resiliência tem sido notada com mais frequência, talvez por vivermos atualmente em uma sociedade obrigatoriamente mais protetora por conta da violência, o que pode ter gerado um excesso de zelo ou proteção por conta dos pais e familiares.
É comum que empresas incentivem á prática de trabalhos manuais e esportes, para que os colaboradores encontrem e enfrentem novos desafios e suas consequentes dificuldades, automaticamente se preparando para os mesmos tipos de obstáculos em sua vida profissional.
De acordo com a definição do dicionário Aurélio, resiliência é a “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação”, assim como também “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”; sendo assim, todo ser humano que aprender a conviver com mas dificuldades, sejam elas no ambiente familiar, esportivo ou profissional, se tornará diferenciado e com maior tendência ao sucesso.
Aproveite e comece ou volte a treinar Jiu Jitsu, aprendendo a transformar sua garra dentro dos tatames, em garra no seu ambiente de trabalho. Seja um guerreiro dentro e fora dos tatames!

by
Fernando Brazileiro, 36 anos, faixa preta de Jiu Jitsu, é um carioca radicado em São Paulo. Praticante de artes marciais desde os 07 anos de idade, passando pelo Taekwon-Do e Muai Thay, acabou se tornando um dos precursores do Brazilian Jiu Jitsu no Japão, começando a dar aulas no país oriental no ano de 2000. Atualmente profissional de Tecnologia, tem no Jiu Jitsu seu hobby preferido, mesmo que os compromissos profissionais e familiares não permitam que o pratique tanto quanto gostaria.
Bernardo Faria finalmente vence o Absoluto no Mundial
Bernardo Faria finalmente vence o Absoluto no Mundial




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados