Como funciona o motociclismo como esporte

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Assim como acontece com o automobilismo, o motociclismo surgiu como conseqüência da invenção das motos. Na verdade, o primeiro registro de um veículo com apenas duas rodas é anterior ao aparecimento dos carros.
Tentando­ pensar em um tipo de meio de transporte a motor, o alemão Gottlieb Daimler - que posteriormente se notabilizaria por participar da invenção de um automóvel - criou um com apenas duas rodas, batizado de Einspur, em 1885.
A partir de então, outros engenheiros começaram a fazer experimentos. O primeiro modelo fabricado fora da Alemanha foi desenvolvido na França. Em 1897, Eugene e Michel Werner criaram um novo veículo do gênero e batizaram-no de “motocicleta”. Nesse mesmo ano seria dado o pontapé inicial para o desenvolvimento do motociclismo. Em Surrey, no subúrbio de Londres (Inglaterra), foi realizada a primeira corrida de motos, denominada Motorcycle Scrambles.
Em 1898, uma competição de motovelocidade começou a ser disputada no Tourist Trophy, na ilha inglesa de Man, onde também eram realizadas corridas de automóveis. A primeira moto a vencer a prova foi o do engenheiro James Norton.
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Motociclismo
Crédito: Idário Araújo/CBM/Divulgação

Nessa época, começaram a surgir empresas interessadas em produzir motocicletas. A mais famosa delas, a norte-americana Harley Davidson, nasceria em 1903. O modelo original da Harley tinha dois cilindros e motor em “V”. A marca, símbolo de várias gerações de amantes das motos, ganhou destaque inclusive no cinema, sendo citada em vários filmes produzidos nos Estados Unidos.
No ano seguinte, em 1904, o primeiro passo para a organização do motociclismo como esporte foi dado. Franceses e ingleses fundaram, em Paris (França), a Fundação Internacional de Clubes Motociclísticos, que depois teria o nome alterado para Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
A organização, porém, criou o primeiro campeonato mundial da categoria apenas em 1949, após a Segunda Guerra Mundial. Em 1957, surgiria o campeonato mundial de motocross, uma modalidade de corrida de motos em piso de terra, com rampas e obstáculos a serem ultrapassados pelos pilotos. Atualmente, a FIM conta com quase 100 entidades filiadas.
No Brasil, o motociclismo começou a ter espaço no fim da década de 1910. A primeira prova de que se tem notícia no país aconteceu em 1919, no circuito de Itapecerica, no interior de São Paulo. A vitória foi de Guilherme Speara.
As provas só começaram a sair do Estado de São Paulo nos anos 30. A primeira nessas condições aconteceu em 1932, no Rio de Janeiro. O esporte, entretanto, sofreu um duro golpe durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo brasileiro implantou racionamento de combustível e proibiu a importação de motos italianas, principal fabricante mundial da época. Assim, somente em 1948 surgiu a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), que passou a regulamentar o esporte no país. Atualmente, a entidade conta com 275 pilotos cadastrados.

Autor: 
MBPress

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados