Os piores alimentos para a pele e corpo

terça-feira, 14 de abril de 2015

Descubra os itens do cardápio que agem como inimigos da saúde, balança e derme perfeita


A alimentação é um fator determinante para diversos fins. E quando o assunto é pele perfeita e corpo sequinho, não é diferente. A nutricionista da clínica Venutri, Isabel Andrade, afirma que a ingestão correta de alimentos, sem dúvidas, garante uma derme muito mais saudável, além de – como já sabemos – uma melhor forma física. “O que você come, certamente, pode ter relação direta com o aparecimento de diversos transtornos, desde as consequências na balança até danificações na pele como espinhas, manchas, bolsas sob os olhos e inflamações”, esclarece a especialista que destacou os alimentos que mais trazem danos as medidas e agem como vilões da aparência da sua pele.
 
 
Inimigos do ponteiro e da derme perfeita
 
 
Laticínios
As versões integrais de leite e iogurtes, os queijos amarelos, doce de leite e leite condensado são riquíssimos em gorduras e calorias. Além de fazer você ganhar peso, ainda provocam um aumento do colesterol ruim e aumentam a oleosidade da pele. Sem contar que muita gente possui intolerância à lactose, o que deixa a barriga inchada por conta dos gases e talvez cause até diarreia. O melhor que você faz é optar por versões desnatadas e sem lactose ou então escolher leite de cereais à base de quinoa e arroz. Ainda é possível garantir a dose diária de cálcio comendo brócolis, couve-flor, nozes, castanhas, pistache e cereais. Procure um nutricionista para ajudar você a acertar a quantidade desses alimentos.
 
 
Chocolate
Mesmo que seja o meio amargo, este alimento é rico em gordura. Quando é ingerido em excesso, provoca consequências como aumento de peso, pele mais oleosa (e com tendência à acne), refluxo e até alergias. O ideal é comer apenas de vez em quando (só aos finais de semana, por exemplo) e sempre pequenas porções, de no máximo 20 gramas.
 
 
Carboidratos
Eles são à base da alimentação, pois fornecem energia ao corpo. Entretanto, muita gente se engana e come apenas aqueles com composição simples (arroz branco, pão francês e pão de forma normal, açúcar refinado, cereais tipo cornflakes, macarrão e batata). O problema dos carboidratos simples é que eles são digeridos rapidamente pelo nosso corpo e caem na corrente sanguínea, sendo absorvidos de forma fácil. Esse processo nos deixa com fome em pouco tempo. O ideal é comer mais carboidratos complexos, que têm uma digestão mais lenta e, por isso, nos dão a sensação de saciedade por um período maior. São eles: maçã, pera, banana, lentilhas, grão de bico, arroz, pães integrais e cereais como linhaça, aveia, quinoa (sempre nas versões integrais, não em forma de farinha).
 
 
Alimentos congelados
Pizza, tortas e misturas, são repletos de conservantes químicos e sódio, que não trazem nenhum benefício ao organismo. É difícil de eliminar e pode fazer o individuo reter muitos líquidos. Por isso, a melhor opção são sempre as versões de produtos in natura.
 
 
Sorvete
Os de massa ou picolés cremosos com casquinha de chocolate crocante são as sobremesas que valem a pena riscar do cardápio. Isso porque são riquíssimos em açúcar, gorduras trans, corantes e saborizantes artificiais (que podem causar danos até mesmo ao cérebro e ao sistema nervoso quando consumidos em excesso). Nos dias quentes, opte pelo iogurte frozen, bem menos calórico, com menos gordura ou pelos picolés mais simples, à base de suco de frutas, como de limão, maracujá e abacaxi.
 
 
 Frituras
Batata frita, peixe, frango, quibe, coxinha… Se forem preparados na fritura, já pode riscar da sua alimentação. É que o óleo quente, em ebulição, altera as propriedades do alimento, transformando-o em uma bomba de glicerídeos e ácidos graxos. Ou seja, as gorduras insaturadas se tornam saturadas (e ruins para o organismo). A fritura também é um dos maiores causadores de doenças cardiovasculares. Além disso, um grama de gordura tem dez calorias, agora calcule um prato de batata frita…
Abusar das frituras é engordar na certa e ainda ficar com a pele feia e oleosa, com mais tendência à acne. Deixe as frituras para ocasiões bem raras e, no dia a dia, vá de grelhados ou assados.
 
 
Refrigerantes
Se você sempre toma as versões tradicionais, com açúcar, saiba que em um copo você está ingerindo cerca de 150 calorias, entre 30 e 55mg de cafeína, muitos corantes artificiais e conservantes. Sem contar que os refrigerantes são extremamente ácidos (é preciso cerca de 30 copos de água para neutralizar essa acidez que enfraquece os ossos e pode levar a doenças como osteoporose). Agora, mesmo as versões sem açúcar  não são nada saudáveis. Elas possuem excesso de aspartame em sua composição (substância que em doses exageradas está relacionada a doenças como ataques de ansiedade, compulsão alimentar, hiperatividade, insônia e TPM). Ambas as versões de refrigerante são muito ricas em sódio e retém líquidos, deixando a pessoa mais inchada e ainda com mais peso. O ideal é tomar água e, vez ou outra, suco natural, sem adição de açúcar ou adoçante.
 
 
Sal
Comida muito salgada, temperos prontos e produtos industrializados são ricos em sódio (sal), que, quando consumido em excesso, prejudica a  saúde e aumenta, aumentando o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, pedra nos rins e até câncer de estômago. E como se não bastasse, este consumo libera hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço (fazendo qualquer dieta ficar comprometida), sem contar que os rins não dão conta de filtrar e excretar o sódio e ficam comprometidos a longo prazo. O correto é consumir até 2,4g de sódio, e só!
 
 
Bebidas alcoólicas
Todas elas são compostas de álcool etílico que, quando metabolizado pelo organismo, transforma-se em hidratos de carbono, produzindo sete quilocalorias por grama. A única diferença entre as bebidas é o teor alcoólico. Quem quer emagrecer e manter uma pele limpinha, deve, sim, evitar o álcool.
 
 
 

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