Jiu-Jitsu na Universidade – Prof. Doutor Tácito Pessoa de Souza Junior

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coluna
www.bjjforum.com.br


Está complicado acompanhar as matérias no seu curso de graduação ? As matérias optativas de sua faculdade não agregam em nada para você ?
E se uma das matérias disponíveis fosse … Jiu-Jitsu ?
Foi isso que o Professor Doutor e faixa-preta de Jiu-Jitsu, Tácito Pessoa de Souza Júnior, implementou na UFPR.
O BJJForum procurou o casca grossa para saber mais sobre seu projeto, esperando incentivar atitudes como esta, em benefício da saúde dos alunos e da nossa arte suave.

logo_tacito
Professor, você poderia nos contar como o seu projeto se iniciou ?
O presente projeto começou em setembro de 2010 com proposta de divulgação do Jiu-Jitsu no ambiente universitário no Departamento de Educação Física da UFPR reunindo alunos de vários cursos (Ed. Física, Medicina, Odontologia, Engenharia Florestal, Física, etc.).
Qual sua linhagem dentro do Jiu-Jitsu ?
Sou faixa preta do mestre Élcio Figueiredo, faixa coral do falecido mestre Carlson Gracie.
E qual o nível que os alunos se encontravam no início do projeto ?
Todos os alunos começaram do zero, ou seja, sem nenhum conhecimento sobre o Jiu-Jitsu e foram se desenvolvendo com aulas ministradas duas vezes por semana na área de lutas do Departamento de Educação Física. Os alunos passaram três meses aprimorando conhecimentos básicos do Jiu-Jitsu, como por exemplo, passagem de guarda, ataque do lado, ataque nas costas, guarda defensiva e ofensiva para depois começarem a “rolar”.
No ano de 2011 os alunos já passavam de 50 e alguns estrearam no circuito paranaense de Jiu-Jitsu, obtendo medalhas de ouro e prata. A vontade de competir e a paixão pela arte suave fez com que a decisão de criar uma equipe de competição não fosse mais adiada, o que resultou em mais um dia de treino na semana e a ampliação da carga horaria de treinamento.
E a criação dessa equipe mais focada em competições, apresentou quais resultados ?
Fechamos o ano de 2011 com vários campeões paranaenses na faixa branca e dois alunos promovidos a faixa azul, pois haviam demonstrado uma evolução acima da média.
De lá pra cá, a UFPR Integração Jiu-Jitsu formou vários campeões estaduais e obteve o 2º lugar no campeonato paranaense de Jiu-Jitsu de 2014 dentre mais de 70 equipes que disputaram a competição e ainda obtendo o 3º lugar na seletiva de Abu Dahbi no mesmo ano na categoria faixa azul feminino.
A Universidade, além de disponibilizar o espaço e horário, dá mais algum tipo de incentivo para o projeto ?
A UFPR me apóia em todas as competições que participo, tem academia de musculação de graça, alimentação de graça, estadia, transporte e inscrição nas competições custeadas pela Universidade, além de alguns alunos bolsistas (competidores) ainda receberem R$ 200,00 por mês para se dedicarem aos treinamentos e competições.
Soubemos que houve a necessidade de ampliação dos horários devido a grande procura pela disciplina. Como está a grade horária dela atualmente ?
A procura pelo Jiu-Jitsu foi tão grande, que precisei criar um horário especial na hora do almoço para os alunos iniciantes, que são orientados por três monitores, dois faixas roxas e um faixa azul, que recebem como bolsistas, R$ 400,00 cada para auxiliar no projeto.
Atualmente, os alunos que integram a equipe de competição, treinam as terças, quartas e quintas, das 18:30 às 20:30 h e a escolinha funciona às segundas, quartas e sextas, das 12:00 às 13:00 h.
Além disso, no ano passado, pela primeira vez em uma Universidade Federal, foi criada a disciplina BE105 – Jiu-Jitsu, para os alunos da graduação em Educação Física da UFPR, ministrada por mim, que embora seja matéria optativa, teve mais de 40 alunos inscritos.
tacito_equipe
Equipe do Professor Tácito

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados