7 frutas típicas do outono

sábado, 18 de abril de 2015

Os dias mais frios podem ser, na verdade, ideais para um novo projeto alimentar. Conheça alguns alimentos que podem ser seus aliados


As baixas temperaturas são sempre convidativas para tudo o que houver de mais quente –sendo também comum que exista uma queda no consumo dos alimentos mais frios e frescos. Entretanto, segundo Myrna Campagnoli, endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica, o que poucas pessoas sabem é que esta pode ser, na verdade, a época ideal para um novo projeto alimentar. “O outono é marcado pela grande variedade de frutas. O tempo mais fresco propicia colheitas com mais cor, beleza e aroma. Sendo assim, o período é ideal para quem quer cuidar bem da saúde e se alimentar melhor”, revela. “Engana-se quem pensa que os dias frios não oferecem boas opções para um cardápio equilibrado. Existem muitas frutas próprias da época e que podem ser consumidas sem medo por meio de combinações e pratos especiais”, complementa a especialista que indicou, abaixo, sete opções saborosas e saudáveis das melhores frutas da estação.
 
 
 
Corpo saudável e em forma o ano todo
 
 
Abacate
Se você evitava esta fruta pelo alto teor de gordura, não se preocupe. Este é o maior benefício para a estação. O abacate é rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim – o que confere maior sensação de saciedade, especialmente quando combinada a outros alimentos ou pratos aquecidos, como carnes. Outras vantagens da fruta, é que pode ser servida como sobremesa ou parte da salada, tem alta concentração de ferro e magnésio, além de vitamina C, o que auxilia na imunidade, durante as estação.
 
 
Banana
Fonte de potássio, é excelente para a saúde dos músculos e do coração. Além disso, seu alto valor calórico funciona como uma saudável fonte de energia durante as temperaturas mais baixas.
 
 
Caqui
Esta é uma das preferidas da estação. Seu sabor doce agrada a diversos paladares e cai muito bem como uma sobremesa bastante saudável. Apesar de doce, é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C.
 
 
Carambola
Esta fruta altamente refrescante e hidratante é também bastante diurética e por isso deve ser evitada apenas por pessoas que têm problemas renais. Além de propiciar alto teor de vitaminas A, C e do complexo B.
 
 
Figo
Fonte de zinco e fibras, o figo contém alto teor de antocianidina, substância de poder antioxidante presente em alimentos de coloração roxa, o que auxilia na limpeza do corpo, saciando a vontade pelo docinho. Entretanto, a fruta deve ser consumida com moderação devido ao alto índice glicêmico.
 
 
Goiaba
Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra. E o melhor: contém pouco açúcar e gordura. A fruta é ideal para cuidar da saúde dos dentes e dos ossos, além de ser benéfica para o coração. Aproveite este alimento por meio de geleias ou aliada as sobremesas na estação.
 
 
Tangerina
Riquíssimo em vitamina C e vitamina A. O seu suco é um ótimo aliado contra gripes e resfriados e costuma fazer muito sucesso nesta época, assim como a laranja. Porém, é preciso consumir com equilíbrio e moderação devido ao alto teor de açúcar.
 
 
 

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