11 dicas para ter mais disposição

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Coach sugere algumas mudanças de atitudes para ajudar a encarar a rotina do dia a dia

Ter disposição é fundamental para conseguir encarar a rotina de trabalho e estudos e, além disso, arrumar tempo para praticar alguma atividade física, como a corrida. Para ajudar você a manter-se disposto sempre, o coach e consultor em treinamento e desenvolvimento da Khalanet, Wesley Dmitruk, fez uma lista de 11 dicas. Confira:
 
 
 
1) Faça pequenas pausas em sua rotina diária
O ideal seriam pausas de cinco minutos a cada hora. No entanto, isso não é possível para todos. Se você usa computador durante todo o dia, pelo menos lembre-se de levantar-se um pouco, alongar os braços e pernas e relaxar os ombros. Um cochilo de 15 minutos no meio do dia comprovadamente aumenta sua  produtividade mental e disposição física.
 
 
2) Sente-se com os pés apoiados no chão e as costas eretas
Tenha cuidado especial com a ergonomia. Utilize cadeiras com altura adequada, já que as que são baixas podem exigir muito dos ombros devido ao teclado e
mouse. Já as muito altas podem deixar seus pés no ar, então utilize um apoio nesse caso. Pode ser aquela lista telefônica de 2008 que você nem tirou do
plástico.
 
 
3) Ao caminhar olhe para a frente na altura da linha do horizonte
Treine sua visão periférica. Você será capaz de evitar pequenos obstáculos como buracos e degraus sem precisar olhar para o chão. Ao olhar para frente
seu corpo automaticamente ficará ereto. Por outro lado, se você caminha olhando para baixo, aumenta a possibilidade de entrar em seu diálogo interno e, caso esteja com alguma questão a ser resolvida, provavelmente isso não o ajudará.
 
 
4) Está com problemas, precisa encontrar soluções ou planejar algo… Então, caminhe
Mente é movimento. Se você movimenta seu corpo movimenta também sua mente. Troque a esteira da academia pela caminhada, sem pressa, tranquilo. Você se surpreenderá com as mudanças mentais que irá experimentar, lembre-se de olhar para frente. Caminhe também após o almoço, você gasta mais energia caminhando nesse período, ótimo para quem deseja emagrecer um pouco.
 
 
5) Alimente-se adequadamente (ou o melhor possível)
Aquela história de “não vou comer agora, pois tenho que resolver um problema”, pode ser prejudicial e também afetar seu desempenho mental. Cada grupo de alimentos tem funções distintas e é possível encontrar listas ricas e complexas na internet. Quando você está bem alimentado seu corpo e mente funcionam com mais eficácia.
 
 
6) Durma bem
Dormir bem não significa dormir muito ou pouco, significa sono de qualidade e, para conseguir isso, é fundamental aprender a deixar seus problemas fora de sua cama. É recomendável desligar a TV e evitar leituras com conteúdos que sejam estimulantes  ou ainda discutir problemas na cama. Um banho quente antes de se deitar é bom para relaxar, um chazinho (que não seja mate) ou leite com chocolate antes de dormir também é ótimo. Um caldo leve com verdura e uma proteína também pode ser uma ótima pedida no inverno. Se não consegue dormir bem procure um médico para certificar-se de que não tem distúrbio de sono. Uma vez confirmada a saúde física, se mesmo assim não dorme bem, procure um terapeuta ou pratique algum tipo de arte marcial. Quando dormimos mal, a velocidade de nosso metabolismo diminui e isso pode determinar aumento de peso a longo prazo. Assim, se quer emagrecer, comece dormindo bem.
 
 
7) Aprenda a respirar de forma adequada
Lembre-se de parar duas ou três vezes ao dia para respirar fundo. Treine para trazer sua respiração para a altura do umbigo. Respiração na altura do peito
mantém a ansiedade e outros sentimentos negativos como raiva ou medo. Entretanto, tome cuidado. Evite a hiperventilação (respiração profunda por várias vezes seguidas). Apenas três respirações profundas são suficientes  para você  se acalmar e também ajuda a dormir melhor. Para aprender de fato a respirar você pode praticar Yoga, Kung-fu, Tai Chi Chuan, ou até mesmo aulas de canto. Você também pode procurar a ajuda de um fonoaudiólogo ou ainda de um dentista (sim, em alguns casos o uso de aparelhos móveis pode ajudá-lo).
 
 
8) Faça as pazes com o tempo
Deu tempo, ótimo, se não deu… Não deu… O melhor é ficar vivo para fazer amanhã o que não deu pra fazer hoje. Acredite, você tem limites e é saudável conhecê-los. Além disso,  talvez nem todo dia você esteja supercriativo ou dinâmico. Procure organizar sua agenda de forma que possa aproveitar suas inspirações. Talvez você não consiga organizá-la de forma perfeita. No entanto, uma pequena mudança que conseguir já é um grande salto de qualidade.
 
 
9-) Se não dá… Então faça outra coisa
OK, choveu e você sabe que a cidade está com 345 quilômetros de lentidão. Vai por o carro na rua para que? Para passar três horas no trânsito e deixar a cidade com 345 quilômetros + 2,5 metros de lentião? Aproveite para ir ao cinema, fazer um happy hour com os amigos ou invente uma outra coisa qualquer – frequente uma academia, por exemplo.
 
 
10) Cuide de sua vida
Parece brincadeira, mas não é. Uma grande parte de nossa energia é gasta com preocupações relacionadas à vida dos outros: filhos, pais, esposas, tios, amigos, cônjuges etc. Cada um é responsável por sua própria vida. Se você conseguir lidar com seus problemas já estará fazendo bastante. Deixe os outros se preocuparem com suas próprias vidas. Isso não significa que você não irá ajudá-los caso precisem, significa apenas que você deixa para os outros os problemas deles.
 
 
11) Faça coisas novas
Aprender novas atividades estimula o cérebro. Isso faz com que novas conexões neurais sejam criadas e, por incrível que pareça, aquele curso de jardinagem que você fez ano passado pode ajudá-lo a encontrar novas soluções em seu trabalho justamente devido a isso. Além disso, pesquisas utilizando ressonância magnética craniana vêm mostrando algo muito interessante. Embora ainda faltem experiências mais profundas, aparentemente o aprendizado de novos comportamentos também estimula o cérebro a liberar neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
 
 
 

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