BCAA: o que é e quando tomar

quinta-feira, 19 de março de 2015

Suplemento é indicado para atletas que buscam gás a mais para os treinos
 
 
Valina, leucina e isoleucina. Você dificilmente escutou falar sobre esses nomes. Juntos, contudo, formam a cadeia ramificada de aminoácidos – mais conhecida como BCAA, um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo.
 
 
 
Esses três componentes representam cerca de um terço da composição do tecido muscular – sendo os mais utilizados e oxidados durante o exercício. Eles exercem um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento, já que são fonte de energia muscular. De acordo com Carla Almeida, nutricionista da NeoNutri, esses aminoácidos são utilizados para aumentar a resistência, retardar a fadiga e melhorar o desempenho mental durante os exercícios de longa duração. “Além disso, previnem a degradação proteica dos músculos”, comenta.
O BCAA pode ser um grande aliado dos corredores – sobretudo os que encaram treinos e provas de duas horas ou mais de duração. “Ele pode ajudar a retardar a fadiga central e manter o desempenho mental de maratonistas, triatletas, ciclistas e praticantes de atividades físicas em geral.”
A nutricionista recomenda de 5 a 10 g por dia deste suplemento. “A ingestão deve ser feita antes ou durante a realização dos exercícios, para retardar o cansaço, ou imediatamente após o exercício, como um adjuvante da recuperação”, explica a especialista.
Ela lembra, contudo, que é importante procurar um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplementação. “Alguns tipos de Whey Protein, por exemplo, já contam com BCAA”, diz.

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