Refeições líquidas: Garantia de praticidade no seu dia - dicas do nutricionista Rodolfo Peres

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015





Com o crescimento do mercado da suplementação alimentar, produtos são lançados quase que diariamente. Com isso, muitas pessoas acabam sendo iludidas por propagandas que prometem resultados rápidos ou por vendedores despreparados. No entanto, existem muitos suplementos com eficácia garantida, em vários casos, fundamentais para o bom rendimento do praticante de atividade física ou atleta.

Um exemplo são as chamadas refeições líquidas, suplementos que considero muito importante nos dias atuais. Eles garantem a praticidade necessária para quem dispõe de pouco tempo para se alimentar. Afinal, são poucas as pessoas que têm uma funcionária, mãe ou esposa, disposta a preparar todas as refeições nutritivas que precisamos comer diariamente. Sem falar que a carga horária despendida com o trabalho muitas vezes impede grande parte da população de realizar várias refeições em casa, com calma, principalmente quem mora em grandes centros.

O sabor das refeições líquidas tem melhorado com o passar dos anos, e a variedade de produtos oferecidos pelas indústrias acaba sendo outro fator positivo. Apesar de tantas vantagens, recomendamos que não se substitua mais do que duas refeições sólidas por refeições líquidas ao dia. E para compensar a baixa quantidade de fibras da maioria desses produtos, sugerimos acrescentar farelo de aveia e/ou trigo ao "shake". Os hipercalóricos também podem ser considerados refeições líquidas e apresentam uma grande densidade energética. Sem dúvida, essa classe de suplementos alimentares é uma das mais populares. São os famosos Massa 3, 5 ou 10 milhões. Inocentemente, há quem acredite que quanto maior o valor calórico especificado no rótulo do produto, mais poderoso ele é.

Houve um tempo em que o uso dos suplementos hipercalóricos era muito generalizado. Qualquer pessoa que desejava aumentar a massa muscular incluía os hipercalóricos em sua dieta. O resultado normalmente era um bom aumento de massa muscular, porém, acompanhado de um considerável aumento no tecido adiposo. Ocorre que essa categoria de suplementos normalmente possui grande quantidade de carboidratos. Sem uma prescrição correta, logo o sujeito acaba desistindo da competição de fisiculturismo para disputar a coroa de "Rei Momo" no Carnaval.

O tom é de brincadeira, mas acho importante insistir nessa tecla porque ainda é comum vermos o "magricelo" entrando em uma loja de suplementos, em busca de um produto milagroso, e o vendedor apresentando o Massa 15 milhões, que geralmente tem a foto de algum atleta grande e definido no rótulo. "Tome 3 vezes por dia com leite integral e abacate!!!", ele recomenda. E assim o leigo sai da loja todo feliz, com um pote enorme de hipercalórico, sem saber que jogou seu dinheiro fora!!!

As refeições líquidas hipercalóricas são de grande valia nas seguintes situações:

1 - Gasto energético muito elevado. Pessoas que tem dificuldade de suprir suas necessidades energéticas, por meio de refeições sólidas, para manutenção ou ganho de massa magra;

2 - Indivíduos com apetite reduzido, pois os hipercalóricos proporcionam uma alimentação com grande densidade energética;

3 - Quando em determinado momento faz-se necessário realizar uma refeição com alto valor energético, mas não há tempo ou condições para uma alimentação sólida;

4 - E ainda, para aqueles indivíduos que possuem um metabolismo muito acelerado, com grande dificuldade para ganhar massa muscular.

Seja qual for o seu objetivo, a suplementação deve ser adotada somente quando houver impossibilidade de se consumir alimentos in natura. E eu insisto: não compre suplementos sem antes procurar a orientação de um profissional habilitado.

Aprenda mais sobre Suplementação no livro VIVA EM DIETA, VIVA MELHOR, compre em meu site por apenas R$65,50 com frete grátis para todo o Brasil, acesse - www.rodolfoperes.com.br/livros

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados