Você sabe como funciona o Arremesso de Dardo?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015



O arremesso de dardo é um esporte para homens e mulheres. Os atletas competem para arremessar o dardo o mais longe possível. Apesar de ser um esporte específico, o lançamento de dardo é uma das provas que estão inclusas nas competições de pentathlon e decathlon.
Perfil do atleta
Quadris, ombros e cotovelos fortes são o segredo do sucesso neste esporte. Velocidade para arremessar o dardo também é importante.

Área do arremesso
Os atletas correm até a linha do arremesso em uma pista sintética de 4 metros de largura. Normalmente, a área onde o dardo é arremessado é coberta por grama, em um ângulo de 29 graus por aproximadamente 100 metros. As linhas demarcam exatamente até onde vai essa região.

Na competição
Os atletas têm três arremessos, a não ser que tenham menos de oito competidores. Neste caso, eles arremessam seis vezes. Uma vez preparados, eles têm 90 segundos para executar a prova. Para o arremesso ser válido, o competidor deve permanecer atrás da linha final até que o dardo aterrisse. A distância é calculada desta linha final até o primeiro ponto de contato do dardo com o solo. No caso de um empate, o vencedor é aquele que conseguiu a segunda maior distância.

Executando um arremesso
Os dardos devem ser carregados por cima dos ombros. Os atletas aceleram e, ao entrar na fase final da pista, se preparam para arremessar. O atleta deve completar seu movimento sem ultrapassar ou tocar a linha final.

Curiosidades
  • Os finlandeses são particularmente bem sucedidos como arremessadores de dardo. No total, conquistaram 26 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro.
  • Apesar da sua história antiga, o arremesso de dardo não estava incluído originalmente nos jogos olímpicos modernos. Ele fez sua estréia na quarta edição dos jogos, em 1908, sendo que era um esporte masculino somente. Entre as mulheres, o jogo foi introduzido em 1932, em Los Angeles.
  • Para a segurança dos espectadores, o dardo foi redesenhado (para os homens em 1986 e para as mulheres em 1999) para reduzir a distância que ele pode alcançar.
Fonte: Sporweb

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados