História do Jiu Jitsu – parte 4 – Técnicas de chão da Kodokan - por Tony Ferraz

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015





By Tony Ferraz

As técnicas de chão no Judô Kodokan

Tanabe demonstrando Juji-Gatame (Arm-Lock)
Tanabe demonstrando Juji-Gatame (Arm-Lock)

Até o final da década de 1890, a Kodokan havia sido bem sucedida em todos os desafios contra estilos antigos de Jiu-Jitsu. Embora o Judô possuísse técnicas de chão (katame-waza) a maioria dos combates eram definidos através de quedas utilizadas até a desistência ou que causavam danos capazes de impedir que o adversário continuasse a lutar.

No entanto nessa época, um mestre conhecido como Mataneon Tanabe chegou a Tóquio e inscreveu seus discípulos no torneio da polícia. Tanabe era mestre da escola Fusen Ryu de Jiu-Jitsu, uma escola de estilo peculiar, especializada em luta de chão.

Os melhores lutadores da Kodokan (incluindo o famoso Isogai Hajime) tiveram muita dificuldades ao enfrentar os discípulos de Tanabe e foram sistematicamente derrotados.

Diferente de outras escolas, os alunos Fusen-Ryu não tentavam lutar contra eles em pé, mas traziam a luta diretamente para o solo, chamando para a guarda (Do jime), e finalizavam através de chaves de articulação e estrangulamentos.

A mesma coisa aconteceu em diversas competições posteriores na Kioto Butokukai, onde os alunos de Kano foram também finalizados.

Em função dessas derrotas, os lutadores da Kodokan decidiram sanar sua falha no chão, aperfeiçoando suas técnicas e treinando entre os desafios para enfrentar a escola de Tanabe. Eles já possuíam alguma base de solo, que advinha principalmente da primeira escola de Kano (Tenshin-Shinyo-Ryu), no entanto era insuficiente.

Se uniram então com a escola Takenouchi-Ryu, que possuía um bom currículo de imobilizações, chaves e estrangulamento, e através da pesquisa de outras escolas e da análise do estilo de luta da escola de Tanabe, conseguiram aperfeiçoar a técnica de solo da Kodokan.

Tanabe demonstrando Hadaka Jime (Mata Leão)
Tanabe demonstrando Hadaka Jime (Mata Leão)

Alguns dos responsáveis por essas pesquisas foram Kaishiro Samura, Oda Tsunetame, Izogai Hajime e Suiti Nagoóka.

Finalmente, em 1899, após duas derrotas de Izogai Hajime para Tanabe em outros anos, a Kodokan realizou um desafio ena cidade de Okayama, de onde Tanabe era originário.
O terceiro confronto entre eles terminou empatado, embora existam relatos de que Izogai tenha dominado a luta, e que, segundo a impressão pública, Tanabe apenas fugira durante todo o final do combate. Os relatos infelizmente não deixam explícito se Tanabe fugira apenas da luta em pé, ou se também evitara a luta de chão.

Não se sabe de fato quanto o Judô Kodokan progrediu em técnicas de chão durante os desafios contra Tanabe, no entanto, depois desta época, Kano (que já era uma ilustre personalidade do governo) convenceu-o a ajudar a Kodokan a melhorar suas técnicas no solo. Alguns fontes dizem que Tanabe entregou seus documentos técnicos à Kodokan.

Oda Tsunetame (que inclusive foi apelidado de “triângulo” ou “sankaku”, por ter desenvolvido essa técnica a partir do katagatame) e Izogai Hajime continuaram responsáveis por melhorar esta área do Judô, desenvolvendo-a até um ponto em que a Kodokan evoluíra muito em termos de katame-waza (solo), mas estagnara em termos de nague-waza (quedas). A grande maioria dos alunos também preferia utilizar técnicas de chão em competições (shiai) da modalidade.

Por essa razão, e por possuir preferência pessoal por quedas, Kano reduziu cada vez menos, e em épocas diferentes, o tempo em que o Judôca poderia permanecer no solo nas competições (nas revisões das regras juntamente com a Butokukai em 1900. 1922, 1925), inclusive nas últimas duas vezes proibindo que se chamasse para a guarda para evitar a luta em pé.

Algumas instituições universitárias japonesas conhecidas como Kosen mantiveram as regras antigas (anteriores a 1925) que valorizavam a luta de chão, mas isso não ocorreu com o resto do Japão e do mundo.

Em 1909, em função da grande aceitação do Judô, o governo Japonês resolve tornar a Kodokan uma instituição pública.

Oda demonstrando técnicas de chão do Kodokan:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados