Entenda porque se você treina Muay Thai, cumprimentar com “OSS” é errado

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Por Tiago Simão
www.acervothai.com 
Infelizmente a falta de informação aliada a pessoas sem qualificação gera o falso entendimento. Ao contrário do atual senso comum, a expressão “OSS” não é válida para a Arte Marcial como um todo.
A expressão tem sua origem japonesa, sua transcrição correta é “OSU”, o primeiro caractere significa “pressionar”, o segundo significa “suportar”. OSS jamais deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo, ele expressa respeito, simpatia e confiança no colega, também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para segui-las.
A criação da expressão é creditada a Escola Naval Japonesa para expressar “sim”, “por favor”, “obrigado”, “desculpe-me” e etc. Seu uso é muito comum e importante na prática da Arte Marcial Japonesa, ela implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e ainda sim suportar. De maneira simples podemos entender a expressão como, “perseverança sob pressão”. É uma palavra que por si só resume a filosofia da Arte Marcial Japonesa.
Agora chegamos ao ponto importante dessa matéria, no Muay Thai tal expressão não existe por um simples detalhe, o Muay Thai é Tailandês e não Japonês; são culturas e línguas totalmente diferentes, um tailandês não entenderá a expressão “OSS”. Alguns poderão argumentar que é válido seu simbolismo, mas esse argumento é raso, em alguns países o brinde feito com champanhe é considerado ofensivo devido a eventos da Segunda Guerra Mundial, portanto o simbolismo do brinde não é válido.
O Muay Thai não se limita a uma luta ou esporte de contato, é uma cultura milenar com tradição, respeitar esses aspectos lhe faz um Nak Muay ou um praticante de verdade.
3345
Sendo assim, para o Muay Thai a forma respeitosa de cumprimento é “Sawadee Krap” para homens e “Sawadee Kaa” para mulheres. Devemos lembrar que a grafia da palavra pode variar devido aos caracteres da língua Tailandesa não serem 100% traduzíveis para o português. Se você pratica Muay Thai, respeite sua cultura e tradição, use corretamente sua língua e expressões, somente assim vamos alcançar a qualidade que desejamos.
Sawadee Krap!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados