Música x Mente. Quem canta seus males espanta, ditado ou fato?

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

 

“Música para lembrar, emocionar, agitar, correr, pular, namorar, viver
Música para empoderar-se, mudar de como estas para como deseja estar
Canção, mudança ou viagem seja qual for o seu proposito, cante mais!”
Por: Sandra Santos

É popular a frase “Quem canta seus males espanta”, o curioso é saber que isto não é valido apenas para quem gosta ou sabe cantar, você sabia que funciona mesmo e com qualquer ser humano?
As "funções musicais” são um conjunto de atividades cognitivas e motoras envolvidas no processamento da música. Anatomicamente sabe-se que não existe um centro neurológico específico para a música, como existe para a linguagem, sendo a função musical difusamente presente em diversas áreas cerebrais, mesmo naquelas áreas envolvidas com outros tipos de cognição (Zatorre e McGill, 2005). Há tempos vem se falando sobre as influências da música sobre a atividade mental e, em alguns casos, até sobre o comportamento animal. Bebês se acalmariam ouvindo músicas clássicas, bois confinados engordariam mais, galinhas botariam mais ovos e tantas outras observações curiosas. De qualquer forma, o tema música-cérebro tem sido fascinante.

A música é um dos recursos poderosos para educação, para treinamente e desenvolvimento humano, formação de equipe, estado emocional e desenvolvimento pessoal. Da criança ao idoso, do lazer a competição, ter uma canção é fortalecer o aprendizado, ancorar pensamentos, fortalecer boas emoções e transformar situações negativas. Através das canções se aprende uma infinidade de atividades e recebe estímulos em todos os sentidos.


Utilize esta poderosa ferramenta para motivar-se, aliviar tensão, reunir pessoas, proporcionar alegria, confiança e outros, sempre na busca de soluções e no positivo.



Dica de plano de ação individual ou para líderes de equips:

1. Escolha uma música que te fortaleça, associe a letra e aos gestos que lhe proporcione o estado emocional positivo desejado;
2. Confira o sentimento presente ao ouvir e/ou cantar a canção, como confiança, coragem, determinação, concentração, foco, entusiasmo.
3. Tenha esta canção sempre por perto e ousa, cante associada aos gestos e sentimentos sempre que possível, durante um período das etapas de realização de um projeto ou sonho;
4. Em alguma situação em que se é necessário mais foco e força, escute a música, se apodere do estado emocional desejado e vá para ação de forma mais confiante;
5. Você pode ainda durante a canção, falar palavras de te fortaleça relacionada ao seu comportamento, projeto ou desafio.
6. Foco, estado emocional positivo em alta e ação

#seumelhoragora


Referência Bibliográfica
Ballone GJ - A Música e o Cérebro
 
 
 
 
 
  
Sandra Santos 
É colunista sobre Coaching Esportivo do Blog Be more
Atua como Coach,Treinadora Esportiva e Palestrante.
Especializada em Personal Profissional Coaching, Team Coaching, Qualidade de vida, Bem-estar, Treinamento Esportivo e Futebol.
www.sandrasantoscoach.com           
coaching | seu melhor agora!

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados