PERSONAL GESTANTE - Entenda melhor o trabalho da Gizele Monteiro

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A professora Gizele Monteiro é personal gestante. Idealizou o programas Mais Vida Gestantes (Brasil e Portugal) e Gravidez em Forma - primeiro programa online para gestantes no Brasil.

Em 1998 concluiu seu mestrado pela Unifesp estudando o tema "Exercícios na Gravidez" e desde então tem sido referência do tema no país.
Ela agora faz parte da equipe de colunistas do Be More Blog e vai agregar muito com informações preciosíssimas para todas as mamães, futuras mamães e também no pós parto.




Abaixo uma entrevista, onde Gizele explica melhor seu trabalho e os programas que desenvolveu.

Aproveitem!!


1- Ha quanto tempo você se dedica as mamães (futuras e pós parto)?
Com o programa e o conceito do personal gestante – o Mais Vida Gestantes – desde 2006, mas finalizei o mestrado em 1998 aprofundando em pesquisas e indo atrás das minhas dúvidas em anseios. Mas em minha vida profissional sempre atendi diferentes públicos e entre eles gestantes também e sempre me identifiquei muito. Só não sabia que a vida iria me dirigir totalmente para essa área maravilhosa. Participar da vida da mulher em um momento tão sublime e divino é muito bom. Me sinto realizada quando as mamães sentem-se bem, sem dores, desconfortos. A cada conquista do controle de peso, bem estar, parto desejado com relatos positivos do quanto se sentiram fisicamente aptas, tudo isso é muito especial! Uma benção de Deus, uma missão!



2- Qual o maior medo de toda mamãe que te procura?
Sem dúvida na gravidez é o medo de engordar, não deixando de estar por trás a saúde e o medo de fazer exercício errado e prejudicar o bebê, mas o que normalmente leva a procurar o exercício é o medo de engordar. No pós-parto é ter seu corpo e principalmente a barriga de volta.
Por isso criei também o programa online "Gravidez em Forma". Com esse programa transmito informações e também realizado treinamento à distância especializado para todo o Brasil (e para o mundo também pois tenho várias alunas que estão em outros países).
O objetivo com o "Gravidez em Forma" é levar às mamães dicas essenciais para esse controle de peso e para o bem estar.

O conteúdo do site "gravidezemforma.com.br" pode ser acessado através de um cadastramento e a partir daí a mamães recebem um mini-curso gratuito com Dicas para controlar o peso na Gravidez. Além disso receberá e-mails com informações, dicas, videos ... tudo para ajudar a entender como é importante manter-se em forma não só por estética, mas por saúde também.
Além desse conteúdo escrevi o e-book “Gravidez em Forma” que já pode ser adquirido, para que as mamães do Brasil inteiro tenham acesso a uma informação qualificada das principais dúvidas para como não engordar na gravidez.
Tenho muita procura de fora de SP onde a orientação profissional especializada é muito escassa e dessa forma consigo ajudar mamães do todo o Brasil.
Para as que se interessarem basta acessar http://www.gravidezemforma.com.br e basta realizar o cadastro.


3- Quais exercícios as grávidas devem evitar?
Hoje isso é muito questionável pois depende se ela era ativa antes ou não e também depende do profissional qualificado para modificar a atividade e complementar o programa.
Por exemplo a corrida é uma atividade somente para as praticantes antigas mas isso não significa que ela não deva ser complementada com exercícios de fortalecimento e específicos para a gravidez. No mesmo raciocínio vem
musculação. No final o profissional fará toda a diferença adaptando o programa.





4- Durante a gravidez existe um período no qual a mamãe deve evitar exercício físicos?
Dependerá da saúde dela e do médico liberar. Normalmente sedentárias no primeiro trimestre não realizam exercícios nessa fase, existe também o conceito que deve se parar ao final da gravidez, mas tudo depende de quem está orientando, o bem estar dela, da sua disposição e do médico acompanhar esse bem estar. Já tive alunas que fizeram aula até o dia do parto.




5- Qual a rotina de exercícios ideal para as futuras mamães? E no pós parto, qual rotina de exercícios você indica?
A rotina ideal é um programa completo! Não existe apenas uma atividade para a mãe, tanto na gravidez quanto no pós-parto, pois as mudanças são gerais.
O que é um programa completo desenvolvido pelo personal gestante? É a orientação de várias atividades sendo os exercícios aeróbicos para ajudarem no controle de peso e manter a disposição geral da mamãe; exercícios de fortalecimento importantes para a postura e assoalho pélvico; exercícios de fortalecimento preventivos para regiões de queixa da gestante; exercícios de alongamento e relaxamento para músculos sobrecarregados pela nova postura e peso extra, pontos de sensibilidade e alívio de estresse.
No programa sempre temos:
- exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta, hidroginástica especializada),
- exercícios de fortalecimento (treinamento funcional com banda elástica ou bola suíça, ou ainda a musculação adaptada para o momento da gravidez),
- exercícios de alongamento e relaxamento (alongamentos para músculos posturais, massagem em pontos importantes para prevenção de dores) e ainda
- exercícios posturais e fortalecimento do assoalho pélvico (que melhoram pontos de mudanças na gestante como postura – evita dores nas costas e musculatura pélvica para prevenção de incontinência urinária e auxílio no parto).
Para o pós- parto incluo exercícios especiais para a volta da barriga!!! Sim, a mamãe não pode voltar com tudo a fazer os abdominais tradicionais. Eles devem ser especiais!
O programa que desenvolvi envolve várias atividades e vamos alterando isso conforme a individualidade (necessidades da mamãe) e mudanças corporais para cada trimestre . Para o pós-parto respeitamos a amamentação e também o retorno da corpo da mulher.



6 – Qual sua dica de ouro para as mamães que desejam ter uma gravidez saudável?
Quanto mais controlar o peso na gravidez, mais rápido será seu retorno, evitando além dos incômodos as estrias, flacidez,etc




Gizele Monteiro
Mestrado pela UNIFESP com tema de estudo "Gravidez e Exercícios"
Personal Gestante - pioneira no conceito do programa especializado no Brasil
Diretora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes
Autora do e-book Gravidez em Forma
Idealizadora do programa para treinamento à distância Gravidez em Forma
Participou como consultora e entrevistada em programas de TV: Fantástico e Bem Estar (rede Globo), Programa da Tarde e Hoje em Dia (rede Record), Você Bonita com Carol Minhoto (TV Gazeta), Programa da Eliana (SBT), Programa Manhã Maior (RedeTV)
Blogs/Sites com informações dos programas: www.gizelemonteiro.com.br / www.gravidezemforma.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados