SAMBO: arte marcial híbrida de origem russa - conheça um pouco mais.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014


O SAMBO é uma arte marcial hibrida de origem russa, que já existia muito antes de artes marciais mistas (MMA). Possui quase todos os movimentos que se possa imaginar e técnicas englobando todas as distâncias de combate: punhos, cotovelos, joelhos, pernas, quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões.
SAMBO (em sua versão esportiva) é uma das quatro principais formas de Wrestling amador competitivo praticadas hoje, juntamente com a luta Greco-Romana, estilo livre de luta (luta olímpica) e Judô.  É governado mundialmente pela FIAS e no Brasil pela CBAS, Confederação Brasileira Amadora de SAMBO.
A palavra SAMBO é um acrônimo em russo para "САМозащита Без Оружия" CAMBO, ou "SAMozashchita Bez Oruzhiya" SAMBO, o que significa defesa pessoal sem armas.
SAMBO nasceu da necessidade de aparelhar com técnicas de combate as forças armadas soviéticas. Equipes de especialistas surgiram para melhorar o sistema de combate, baseados em viagens aos países de origem de artes marciais consideradas eficiêntes e em conhecimentos prévios de militares que estiveram nesses países. Estas equipes de especialistas pesquisaram artes marciais de diversas partes do mundo como Japão, China, Europa e Mongólia para integrá-los em um único sistema com uma mistura de um total aproximado de 25 diferentes lutas das repúblicas soviéticas e da estepe russa. Alguns dos sistemas de combate regional incluiam Tuvan khuresh, o mongol khapsagai e bökh, Chuvash akatuy, o chidaoba georgiano, o Kurash kokh armênio e Usbeque. O resultado das pesquisas foi uma seleção das melhores técnicas de disciplinas como Judô, Aiki-JuJutsu, Jiujitsu, Boxe Francês (Savate), e diversos tipos de Kung Fu/Wushu como Shuai Jiao (forma de Wrestling criado pelos Chinese),  que se fundiram com as lutas nativas e também técnicas de esportes olímpicos como o Wrestling, sempre testando essas disciplinas com base nos conhecimentos de anatomia e dinâmica corporal, o que fez surgir golpes e técnicas especificas de SAMBO.
Mas o SAMBO não surgiu assim tão linearmente, como pode parecer à principio, duas variantes principais iniciaram o desenvolvimento do SAMBO e depois foram unificadas em um único sistema, e portanto disputam o título de fonte do SAMBO.
SAMBO originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (SAMBO) porém com estilos diferentes. O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambô.
A influência Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do Judo. O estilo proposto por Oshchepkov  é o que mais se assemelha ao SAMBO atual.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do SAMBO contemporâneo.
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do SAMBO.
Esta arte tornou-se muito conhecida no mundo através de Fedor Emelianenko, campeão dos pesos pesados do PRIDE. É considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas - FILA uma das quatro principais formas de Wrestling (luta livre) amador praticadas no mundo nos dias de hoje, as outras três sendo o Judô, a Luta Livre e a Luta Greco-Romana.

Ainda que tenha sido criado para ser um estilo único, o Sambô possui quatro versões:
  • Sambô Esportivo: semelhante ao Judô com algumas diferenças nas regras;
  • Sambô Autodefensivo: similar ao Jiu-jítsu e ao Aikido, utilizado para defesa pessoal;
  • Sambô de Combate: é o Sambô militar, utilizado pelas forças armadas russas, é a origem do Sambô. Mais agressivo, inclui chutes e socos; e
  • Sambô Especial: complementar ao Sambô de Combate, destina-se a preparação para situações específicas.
História do Sambo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados