Os Benefícios das Frutas Desidratadas - coluna Mami n´Forma (Pat Perri Saheli)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sozinhas ou acompanhadas, as frutas desidratadas fornecem vitaminas essenciais ao nosso corpo e ainda servem para um bom lanche entre as principais refeições do dia.
frutas secas
As frutas desidratadas se dividem em dois tipos: frutos secos oleaginosos e frutas secas. As oleaginosas são as sementes, como amêndoas, castanhas-do-pará e nozes. E as frutas secas são as uvas passas, damascos, bananas, ameixa seca, figos, tâmaras, entre outros.
Nas frutas secas desidratadas a água é retirada, mas a informação nutricional do alimento permanece a mesma! Por isso não vai achar que porque ela está menor, mais compacta e desidratada você pode abusar na quantidade que irá ingerir. Não, não, não, elas preservam o seus nutrientes e inclusive suas calorias também. É importante avaliar ainda a carga glicêmica, isto é, a quantidade de carboidrato existente no alimento sem as fibras. A uva passa, por exemplo, possui altos índices, se comparado ao damasco.
Consumidas com moderação as frutas desidratadas podem ser muito benéficas para a saúde, pois são ricas em:
Fibras
Minerais
Potássio
Magnésio
Selênio
Cálcio
Ferro
Vitaminas A e do Complexo B
As frutas secas desidratadas se ficarem fora do refrigerador devem ser consumidas em 5 dias e no refrigerador em 2 semanas.
frutas secas 1A
As frutas oleaginosas, por sua vez, se caracterizam pela presença de vitamina E, são ricas em óleo, além de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Entretanto, estas são consideradas “gorduras boas”, pois auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Mas, não se deve exagerar, elas podem conter uma quantidade significativa de gorduras saturadas capazes de elevar o colesterol. Seu consumo deve ser moderado, até porque, em alguns casos, são mais calóricas que as frutas in natura. Se ingeridas em excesso, podem causar um efeito prejudicial ao fígado.
Além de todas as propriedades, estas frutas também são uma ótima opção para lanche e receitas saudáveis.
Redação Maminforma

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