Bate-papo com Walter Martins, o mestre Kiko da "Kiko Jiu-Jitsu" (faixa-preta do mestre Rocian Gracie)

terça-feira, 14 de outubro de 2014



Há alguns meses quando conheci um pouco mais sobre a didática de ensino do jiu-jitsu do mestre Rocian Gracie, conheci um de seus "pretas" (como costumamos falar por aí), o professor Walter Martins de Souza, mais conhecido como Kiko, e fiquei encantada com sua dedicação e força de vontade, já que, como lerão no seu bate-papo, ele parou o jiu-jitsu por anos e após esse tempo se tornou um faixa-preta muito respeitado dentro da didática de Rocian Gracie, como também um grande competidor dentro da sua categoria.

Com grande destaque entre os adolescentes para os quais também dá aula, além das turmas de adultos, resolvi convidar o mestre Kiko para responder brevemente alguma palavrinhas sobre sua vida dentro do jiu-jitsu já que admiro seu trabalho.

Para saber um pouco mais sobre o método que o mestre Kiko segue, entrar nesse link: http://www.rociangracie.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=104

Obrigada Walter Martins, mestre Kiko, por disponibilizar um pouquinho do seu tempo para os nosso leitores e parabéns mais uma vez pelo seu trabalho dentro do brazilian jiu-jitsu!

Abraços,

Amanda Accioli (Amandica)
@amandicaindica       
@BeMoreBlog


_________________________________________________









Como começou sua história no Jiu-Jitsu? Gostaria que você nos contasse um pouco de sua trajetória.
Foi através do meu irmão Rafael em 1997 quando me apresentou o mestre Rocian Gracie; treinei pouco e tive que parar, raramente visitava a academia no decorrer de 11 anos....até que em 2008 decidi me dedicar totalmente!





  
Ministrar aulas com o método do mestre Rocian Gracie Jr com o qual obteve a faixa preta, você acha que diferencia o aprendizado dos seus alunos? O que esse método tem de tão especial?
R. Sem dívida é o método mais complexo de ensinamento de jiu-jitsu do qual eu conheço e ouvi falar; por exemplo, um exame de preta tem quase 200 posições onde o formando deve apresentá-las todas sem erro e pelo seu devido nome.





O que você aprendeu de mais valioso com seu mestre durante sua trajetória no jiu-jitsu, e também o ele lhe ensinou de mais valioso com aplicabilidade fora dos tatames?

O respeito, e a essência do jiujitsu !!! Afinal ele é um Gracie que vive, aprimora, estuda, enriquece o jiu-jitsu brasileiro, e isso ele passa para seus alunos !







Você se destaca também como um professor muito querido por adolescentes. À que você acha que deve esse sucesso entre eles? Há diferença em dar aulas para crianças, adolescentes e adultos?

Pré adolecentes são muito disciplinados, adultos são mais moderados e crianças eu não dou aulas.


Como é para você um treino eficiente, ideal?
Aquecimento 10 minutos... posições 20 minutos e 60 minutos de rola!








Quais os maiores preconceitos que as mulheres ainda sofrem dentro do tatame? Sabemos que infelizmente ainda existe o preconceito não é mesmo?

Nenhum dentro de nossa filosofia. Apenas sofrem preconceito de pessoas leigas!

Se você pudesse listar 5 motivos tops para as mulheres começarem o jiu- jitsu, quais seriam?

 Auto.estima, saúde, estética, auto-defesa e quebra de tabus !!!!


Existe idade para começar, em relação à mulheres e homens também? E crianças à partir de que idade?
Crianças a partir dos 7 anos, adultos não tem limites uma vez que tem um senhor de quase 70 anos que treina no meu mestre, um exemplo de força de vontade e capacidade.






Então a terceira idade pode praticar jiu-jitsu? Não existe um cuidado maior por conta dos movimentos que se tornam mais limitados nessa idade, ossos mais fracos etc, ou isso não conta?
Pode sim, e claro, os treinos para esse público tem de ser diferenciado!!!!


Para você, o que ainda impede o jiu-jitsu de chegar à patamares maiores como esporte nacional? Há ainda uma imagem negativa da arte suave?

Imbecilidade entre os atuais mestres donos das confederações e federações; quado falarem a mesma língua, aí sim será olímpico!






Fale dos lugares onde dá aulas de jiu-jitsu, onde pretende ainda montar suas turmas e academias - ou seja - quais suas expectativas para o futuro.

Ensino na Vila das Mercês há 3 anos e estou montando um tatame na minha casa, onde abrirei novos horários; projetos sociais somente se tiver subsídio!!!







Além de professor, você também é competidor. Quais os seus principais títulos?

Sim eu participo de competições...

2010 vice campeão do cirquito..paulista

2010vice campeao paulista

2010 campeao mundial Fepa
2011 campeão cirquito paulista

2011 campeão paulista

2012 campeão cirquito paulista

2012 campeao SP OPEN CBJJE

2012 campeao PANAMERICANO CBJJE

2013 NAO COMPETI
2014 vice campeão cirquito paulista

2014 campeão cirquito do interior fpjj

2014 campeao SP OPEN CBJJE


Qual luta sua você escolheria para ser publicada aqui, agora?
Seria essa:


Walter Martins vs Marcos Antonio Bueno





Você gostaria de dizer algo mais?
Te agradecer pela oportunidade !!!! 



CONTATOS:



Aulas e seminários: jiujitsu.kiko@gmail.com



No Programa Bem Estar da Rede Globo em agosto de 2014

3 comentários :

  1. Tenho 47 anos e gostaria de começar à fazer jiu-jitsu, e sempre ouvi falar bem do método do mestre Rocian. O problema é que tenho muitas dores na lombar e nunca fui ao médico e não sei se eu começasse poderia estar prejudicando. Moro perto da Avenida do Cursino. E se eu tiver algum problema na lombar (se detectado), eu poderia fazer mesmo assim, sendo direcionado treinos específicos para minha pessoa? Obrigado. Marcio Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pode sim vamos trabalhar de acordo com sua capacidade fisica ! Fique tranquilo

      Excluir
    2. Como posso fazer uma aula teste?

      Excluir

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados