Glúten e Lactose: a dieta da moda, por Rafael Barleze

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Prof. Esp. Rafael Barleze
CREF/RS: 007431
Resp. Setor de Ativ. Fisica Sorrentino Longevity Center

Especialista em Ciências da Saúde
Personal Trainer



Estes dias fiquei surpreso ao ler o instagram do Marcio Atalla. Pensei como um profissional que admiro muito pelo alcance que conseguiu em minha profissão pode ser tão superficial tratando de um assunto tão estudado e comprovado na atualidade? Tratando com banalidade e chamando de Dieta da Moda um problema que detectamos diariamente em exames, sintomas e pesquisas. Que até seu colega de reportagens de Fantástico (Dr Drauzio Varela) já utilizou como alerta em um dos sintomas mais contestados que é a sua relação com o Autismo.


Bom, sobre o assunto Gluten e Lactose ser a Dieta da Moda gostaria de escrever como resposta a todos que ainda pensam que pessoas famosas com palpites estão certos, um pouco sobre Nutrição Antropológica.



Aproximadamente 2 milhões de anos atrás os primeiros indícios do homem moderno (o homo erectus) habitavam o centro-norte da África.



Ao longo dos próximos 1,5 milhões de anos, pesquisadores constataram que durante sua evolução e expansão a Ásia e Europa, sua alimentação era feita de verduras, legumes, frutas e principalmente PROTEINA E GORDURA ANIMAL. Que comprovadamente foram necessárias para eu estar escrevendo este texto e você aí deste lado estar o lendo... ou seja, para desenvolvermos o cérebro a este nível.
Neste período (500 mil anos atrás) o homem já tinha a anatomia exatamente igual ao homem moderno das cidades de hoje (claro que não com a gordura que temos!). Porém apenas há 10 mil anos, ao estabelecer cidades, iniciamos a ingesta de grãos, leite e outros alimentos que consumidos atualmente acreditando serem naturais.



Sim! Historicamente é um bom tempo realmente, mas EVOLUTIVAMENTE é muuuuuuuuito pouco tempo e grande parte da população não desenvolveu seu organismo para real utilização destes. E isto faz com que desenvolvamos sintomas que vão desde incompatibilidade a intolerância destes alimentos. Sem contar da modificação genética que estes alimentos que não são HUMANOS sofreram ao longo dos últimos 100 anos.



Pense em nutrição como evolução e saiba que certos alimentos mesmo estando presente há algum tempo não são “humanos”. Então quando me indicarem como um dos maiores incentivadores da dieta da moda, respondo o seguinte: “SIM, UTILIZO A DIETA DA MODA... QUE JÁ DURA 2 MILHOES DE ANOS”



Bom final de semana a todos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Follow by Email

Be More no Facebook

No Instagram @bemoreblog

Contatos

contato@bemoreblog.com.br
Amanda Accioli
11- 996690432
Jacqueline Abon Ali
11-983431234

BLOG BE MORE

Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados